História

O início do povoamento desta localidade deu-se pelo idos de 1825, tendo como origem idêntica das demais cidades influenciadas pelas descobertas do ouro e diamante da região do Tijuco, que já era, até então, um florescente arraial.

Os intrépidos aventureiros chamados garimpeiros, para lá foram em busca da riqueza que se escondia debaixo daquele selo ainda inexplorado que para garimpa-lo tinham que ter uma autorização do Rei de Portugal, e para isso, recebiam uma DATA que significava um lote de terra marcada para a sua exploração. A busca foi feliz ao encontrarem, com abundância, o cobiçado Diamante nos veios dos rios, sobretudo no veio do Rio de Datas. Aumentava continuamente o número de garimpeiros para minerarem na ?Datas do Rei?, e tão grande foi a quantidade de lotes ou datas marcadas, que a região, mais tarde, ficou conhecida por ?DATAS D?EL REI?.

A descoberta daquelas pedras preciosas atraíram para ali, garimpeiros mais abastados com levas de escravos e comerciante de origem portuguesa, que para lá levaram os primeiros carpinteiros, pedreiros, ourives, barbeiros, alfaiates, etc. graças à fama da pedra em destaque, o diamante, encontrado na região. Em 1870 foi erigida a Igreja do Divino Espírito Santo, padroeiro da localidade, sendo inaugurada em 25 de agosto do mesmo ano, solidificando, assim, a idéia do núcleo de povoamento que surgia

Origem do Topônimo: O seu primeiro nome foi Datas D?El Rei, originado das Datas, que significavam lotes de terra marcadas com autorização do Rei de Portugal, para os garimpeiros minerarem naquela localidade. Mais tarde, com a separação da Coroa de Portugal ficou somente o nome de ?DATAS?, permanecendo este mesmo nome quando foi elevada à categoria de vila, em 1891. Como foi descrito sobre os primeiros habitantes, a busca do ouro e do diamante, foi sem dúvida a responsável pelo elemento civilizado se fixar naquela localidade. Através das ?Datas d`El Rei?, que eram marcadas mediante autorização para garimpagem, foram fatores determinantes da ocupação do território, por garimpeiros, e a origem portuguesa e negra (escravos) que para lá foram. Aliados à garipagem existiam também a agricultura e o comércio que contribuíram com o encargo de rete-los na comunidade e na região.

Fonte: IBGE

Distâncias até Datas


  • Diamantina : 33,5 km
  • Belo Horizonte : 270 km
  • Serro : 57 km
  • Curvelo : 106 km
Datas MG

Datas MG

Fotos

dddd

Igreja de Datas

dddd

Interior da Igreja

dddd

Coreto da Praça

dddd

Cachoeira de Cubas